Um pouco do que é viver este problema: bipolaridade, ou distúrbio de humor bipolar, ou depressão bipolar, ou TAB - Transtorno Afetivo Bipolar, já foi chamado de psicose maníaco-depressiva.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Aceitar …

Uma coisa difícil para quem passa por um problema de depressão, e quanto a bipolaridade é pior ainda, é aceitar que se tem uma dificuldade.  É pior com a bipolaridade porque nos momentos de euforia se está com toda energia: inclusive sem noção de limites, e ninguém quer aceitar que uma sensação de bem-estar possa ser um problema.
Posso comparar com outra que eu tenho: tenho que usar óculos, e fazer de conta que não preciso não vai me ajudar a enxergar melhor.
Certa vez eu ouvia, e acho que vem do AA (Alcoólicos Anônimos), que o primeiro passo para a cura é aceitar o problema.  O que não quer dizer passar o tempo todo em cima disso.  Mas sempre vai ter gente para julgar que é falta de vontade: “Faz um esforço, você consegue …”  Em relação a depressão, essa visão social é terrível, como bem falava a minha psicóloga: como se não fosse uma doença que te paralisa, que te incapacita, e sim simples e pura falta de vontade.
Esse tipo de preconceito porque não é uma perna cortada, que se pode ver, faz um mal danado.  Mais ainda se vier dos familiares.  E o pior, se você mesmo não aceita e não reconhece que tem um problema.
Muitos jogam, por conta, os remédios longe: e fazem da vida daqueles com quem eles convivem um inferno (não se faz mal apenas para si, mas para aqueles com quem convivemos, a quem amamos).
Como posso tomar vários remédios e ainda não aceitar?  Essa é uma questão interessante.   Gastar uma grana preta (médico, psicólogo, remédio, …) e ainda negar que existe uma doença de verdade (depois de 12 anos?!!).  Mas a gente cai nessa e se machuca: gera culpa, o que é horrível, porque suga a força que se poderia utilizar para caminhar em frente se aceitássemos o problema.
E, engraçado, que deixando, por um pouco, a minha história de lado, que já vi isso acontecer em situações diversas: pais que perderam um filho negando que estão depressivos e precisando de ajuda profissional, por exemplo.
Ah! Para quem não sabe, cientistas já conseguiram visualizar o cérebro humano em estado depressivo: e realmente fica diferente.  É uma doença catalogada, como a bipolaridade (TAB – Transtorno Afetivo Bipolar) e outras.

3 comentários:

  1. A.d.o.r.e.i teu texto Léo...
    E é chato mesmo essa tal aceitação..
    Eu, por exemplo, volta e meio me revolto comigo mesma... Toh estudando pra concurso e isso acaba com minhas energias e ainda por cima vem a tal falta de vontade pra tudo!!!
    Aï, vem a revolta interna...
    A cobrança interna.. E minha vida vira um inferno.. Aff..Haja paciência, né?!?! Mas para tudo isso extistem remédios.. e não adianta: vamos precisar deles para o resto de nossas vidas!!!

    BEijocas Leo.. E Não recebi seu e-mail não... Manda p/ adriapaulaf@hotmail.com...

    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da parte da perna cortada que ninguém vê. Excelente analogia. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. verdade hooj em dia é dificil para as pessoas aceitarem que tem a doença e tbm para os que estão proximos ....eles nos veem como pessoas "anormais"

    ResponderExcluir

 
Free Hit Counter