Um pouco do que é viver este problema: bipolaridade, ou distúrbio de humor bipolar, ou depressão bipolar, ou TAB - Transtorno Afetivo Bipolar, já foi chamado de psicose maníaco-depressiva.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

o ambiente afeta

Eu estava conversando por msn com uma amiga que tem a mesma dificuldade outro dia. Interessante algo que concordamos ser comum: funcionamos como "esponja". Explico: se as pessoas que estiverem ao redor estão de mal humor, preocupadas, nervosas, ... parece que a gente absorve isso, mesmo que as pessoas não abram a boca.
Não sei se isso acontece com todo mundo.
Mas vou contar uma situação interessante que ocorria comigo.
Eu lembro que antes da minha mãe se aposentar ela conseguiu voltar pras 40 horas no colégio (para se aposentar dessa forma, regras de aposentadoria da época - era já trabalhara 40 horas em outra época), mas ela trabalhava também na imobiliária, que ela e o meu pai haviam criado.
De forma que ela chegava muito cansada, irritada com toda aquela pressão de alunos e clientes.
O que eu lembro é que eu quando eu estava de bom humor, na sala, e minha mãe entrava pela porta da cozinha (a sala era ao lado da cozinha), mesmo não sabendo quem era, nem tendo visto ela ainda, meu humor mudava completamente - parece que eu absorvia no ar aquela irritação.

Um comentário:

  1. Incrível! É isso mesmo! Quarta, no trabalho, estavam ansiosos com um prazo que vencia, eu cheguei supe-bem, não passou meia hora eu comecei a ficar agitada, minha colega de trabalho me viu e falou:"Eu, hein!? VocÊ parece uma esponja!" Mesmo tendo me apercebido que a agitãção não era minha, continuei mal, só melhorei depois que saí do ambiente!! Muitos dizem que isso é mediunidade!

    ResponderExcluir

 
Free Hit Counter