Um pouco do que é viver este problema: bipolaridade, ou distúrbio de humor bipolar, ou depressão bipolar, ou TAB - Transtorno Afetivo Bipolar, já foi chamado de psicose maníaco-depressiva.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Noite X Dia

Eu disse (escrevi - rs) que voltava neste tema, vamos lá!
A primeira vez que li me chamou à atenção: fecha com a minha experiência.
Aí meu médico (que me acompanhava na época) repetiu.
Com quem tem depressão (e bipolaridade, nesse caso, não é diferente), ou está passando por isso (graças a Deus para muitos é um episódio único) se gasta toda a energia. E aí se leia "substâncias produzidas pelo cérebro". Explico: normalmente, a pessoa gasta energia, mas o organismo, na hora de dormir, guarda uma quantidade significativa para o que se poderia chamar (comparando com um motor) de "arranque" pela manhã - aquele "sair da cama" que exige uma energia danada. Quem está com depressão fica elétrico à noite e o organismo queima tudo, não guarda essa quantidade necessária para "pular de manhã". Assim, se torna difícil levantar.
Em geral, pra quem está com problemas deste tipo (depressão): levanta com um motor resfolegando (fazendo aquele "cof, cof") para tentar iniciar a funcionar de manhã, vai melhorando de tarde, e está com toda energia de noite - pelo menos foi que me explicaram e que li em vários artigos (quando der coloco alguma bibliografia aqui, mas posso citar como um dos melhores livros que li: Uma mente inquieta - de, ops! o nome é Kay Redfield Jamison, o testemunho da autora de sua convivência com a bipolaridade, uma vez que ainda não se conhece cura; e vários estudos apontam que atinge algo em torno de 1% da população).

5 comentários:

  1. Hummmm...
    Que interessante isso Léo...
    Quero nomes de livros a respeito,viu?!?!?

    ResponderExcluir
  2. Tá explicado... No meu caso eu preciso trocar o 'motor'... já tá falhando há muito tempo. abs

    ResponderExcluir
  3. ola ! obrigado por comentar no meu blog parabens pelo trabalho que vem realizando. tem uma materia nova la bem aspera a respeito do sul do pais. abraços.

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso o livro "Uma mente inquieta", de Kay Jamison. Outro ótimo é "Temperamento forte e bipolaridade", de Diogo Lara.

    ResponderExcluir
  5. Incrível o que aprendemos com as dificuldades dos outros. Se o teu motor faz cof, cof. Acho que o meu nem isso faz, simplesmente não arranca, só empurando mesmo, hehe...
    Mas temos que empurrar, não é?
    E levar o vida dentro do que é possível, tentando não afetar muito a vida dos outros.
    Abraços Leo, vou ler sempre.
    Duda

    ResponderExcluir

 
Free Hit Counter