Um pouco do que é viver este problema: bipolaridade, ou distúrbio de humor bipolar, ou depressão bipolar, ou TAB - Transtorno Afetivo Bipolar, já foi chamado de psicose maníaco-depressiva.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Euforia e bipolaridade tipo "2"

CLASSIFICAÇÃO
Quanto aos momentos de euforia (antigamente chamada de mania, ou seja, o contrário de depressão) eu lembro de poucos episódios.
Acho que esse é um dos motivos pelos quais meu médico atual me disse que a minha dificuldade de saúde entraria na classificação de Transtorno de Humor Bipolar Tipo 2.
Pelo que li alguns classificam em dois tipos apenas, outros em bem mais.

EUFORIA
Lembro, por exemplo, depois de uma crise depressiva, depois de começar a tomar os remédios (tinha ficado sem por indicação médica por uns meses) de viajar. 
Eu moro numa cidade de 200 mil habitantes, fui para uma cidade umas 10 vezes maior (Porto Alegre) e lá aluguei um carro, sendo que nunca tinha dirigido lá.  É bom levar em conta que eu estava começando uma "conversa" com uma menina (ou com uma guria, como a gente diz aqui no sul).
Mas, enfim, tirei minha carteira de habilitação em Curitiba, uma cidade do mesmo tamanho de Porto Alegre.
Até hoje não sei como que passei no teste - eu tava no meio de uma crise (a primeira, e os remédios estavam começando a fazer efeito).
Mas o fato é que eu parecia estar com "os pés altos do chão".

São os extremos, é a minha vivência.

10 comentários:

  1. A verdade segundo meu ponto de vista de bipolar, já a bastante tempo: comigo, no tempo inicial da doença fazia coisas totalmente contrárias a tudo o que acreditava como verdade. Pirei! Mas agora, estou muito bem, embora com algumas crises de depressão. Hoje voltei à terapia, e está sendo ótimo. Mas percebo que estou mais centrada. Estou numa fase razoavelmente boa, digamos assim. Estou convivendo bem com a bipolaridade. Aceitando mais... talvez. Abraço amigo virtual. Cada vez mais sarado tá bem? Conte com minhas preces para a sua e nossa cura. Lourdes Dias.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lourdes, éh, parece que a gente tá meio que "voando", sem ver limites ou consequencias de vez em quando. Mas eu também ando melhor. Seguindo meu tratamento: remédios e terapia. Aí as coisas tem se mantido numa boa - dentro do possível, é claro. Tenho novidades que logo eu coloco por aqui, no momento isso me exige bastante energia. Um abraço e obrigado pelas preces, vou rezar por você também.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo, é sempre bom dar uma passada aqui no seu espaço. É muito inspirador. Outro dia lendo o "Digerindo a bipolaridade" do Alexandre Fiúza, eu fiquei abismado com um relato que diz que ele foi de Floripa ao Uruguay em 12 horas... Voou literalmente de carro... Que bom fosse só a estória dele... Mas percebo que nós bipolares somos mesmo aventureiros... Embora eu me encontre razoavelmente bem, mês passado estive em Fortaleza, e fui a Jericoacora de carro... Não me lembro do ponteiro sair do 160 KM/H... É... coisa séria... Qualquer dia desses vou escrever essa estória louca... Boa sorte pra ti!

    ResponderExcluir
  4. Oi amigo, pois é BIPOLARBRASIL, nós, os bipolares, somos mais do que aventureiros: a gente aventura de mais!!! Põe a a vida da gente em risco. Não nota limite algum quando o pólo em questão é o de cima, ou seja, o contrário da depressão. E é fácil, se matar, literalmente, numa situação assim. Acho que o ideal é aprender a aproveitar sem pôr a própria vida e a dos outros em risco. O que é um desafio. Boa sorte pra ti também.

    ResponderExcluir
  5. Ola! Recentemente recebi a noticia do meu psiquiatra que tenho traços de bipolar, uma vez que o diagnostico não é fácil de se fazer!!!! Tenho lido varios assuntos "bipolaridade tipo 2". Temos que ser corajosos! Encarar o inimigo de frente !!!! Estou em adaptação aos medicamentos, acho horrivel , me sinto uma verdadeira cobaia! Quem sabe um dia isso mude para melhor !! Adorei encontrar vcs por aqui!!E.C.R

    ResponderExcluir
  6. Pois é, E.C.R., se passaram muitos anos até que uma médica arriscou me dar o diagnóstico de bipolar (houve mais de um médico antes). E no caso do tipo 2 muitas vezes podem ficar pairando dúvidas. Quanto a medicação, realmente, o método ainda é tentativa e erro: o que nos deixa muito vulneráveis - é dureza!!! Boa sorte! E se precisar, ou quiser, escreva. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Oi,tudo bem? é possivel ter bipolaridade tipo 2 sem ter delírios?
    Fico um tempo com depressão,outros normal e dias bem dimais e iper disposta,nunca tomei estabilizador de humor.E não fui au médico ainda...o que voc~e acha? me ajude por favor? Um abraço! e parabéns pelo o blog.

    ResponderExcluir
  8. Maria, que eu recorde eu nunca tive delírios e meu diagnóstico foi de bipolaridade tipo 2, ainda que diagnósticos não sejam coisas muito precisas pelo que ouvi dos próprios médicos. Então, respondendo a tua pergunta, que eu saiba é possível sofrer de bipolaridade sem ter delírios. Mas recomendo que você procure um médico, um psiquiatra, com certeza um profissional da área vai poder te dar um retorno mais preciso.
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. não sei o que tenho ainda... to com medo. nunca tive euforia, mas era muito irritada e ansiosa. sempre me tratavam como depressiva. to tomando topiramato, q me ajuda a "contar até 10" antes de explodir (geralmente com quem tá mais próximo). to tomando ainda rivotril, sertralina, amplictil e akineton. to com muito medo... fiquei um mês deitada sem ter forças pra nada chorando todos os dias com medo de me não conseguir cuidar de mim mesma nem do meu trabalho porque meu ex médico disse que minha vida seria limitada e, como sempre fui meio devagar.... aí já viu, né...

    ResponderExcluir
  10. Como é um bipolar no estado de mania, onde termina um relacionamento?

    ResponderExcluir

 
Free Hit Counter