Um pouco do que é viver este problema: bipolaridade, ou distúrbio de humor bipolar, ou depressão bipolar, ou TAB - Transtorno Afetivo Bipolar, já foi chamado de psicose maníaco-depressiva.

domingo, 11 de outubro de 2009

Moda, modismo ...

Coisa que incomoda é essa tal de moda.  Explico: acho que eu já comentei que tão receitando anti-depressivo pra tudo (seguido, isso sai na TV), e, pior ainda, tem muita gente tomando esse tipo de remédio sem indicação médica?!!!
O que falo é que como qualquer coisa virou "depressão", quem tem dificuldades sérias desse tipo é visto como mais um que reclama sem motivo.

O engraçado é que, mais de 20 anos atrás, quando um amigo meu teve uma crise depressiva (o diagnóstico, mais tarde, foi de bipolaridade), e isso não era conhecido, o problema é que isso era taxado de loucura (não que ainda não seja, infelizmente - sempre tem gente que tá disposta a julgar os outros por "achismo", ou prefere fazer de conta que não sabe para poder "descer o porrete" nos outros).

Hoje, como é comum a "tal depressão", quem realmente enfrenta problemas sérios deste tipo fica com dificuldade para mostrar o quão sério é o problema que enfrenta.

Ou seja, de qualquer jeito, quem tem dificuldades é que leva a pior: ou é louco, ou é mentiroso.  Para ajudar, tem aqueles que usam atestados para viajar, e outras maracutaias.  De novo, quem sofre é quem tem que se afastar do trabalho por problemas reais, mas que "não podem ser vistos a olho nu".

3 comentários:

  1. É verdade... Já teve uma amiga maluquinha que me pediu remedio "emprestado" pois achava que estava deprimida por ter brigado com o namorado, vê se pode!!! E eu odeio ter de tomar tantos remédios... Ainda bem que logo ela se convenceu que não era nada bom isso e deixou pra lá.

    As pessoas pensam que remédio é uma solução mais fácil, mais até do que refletir sobre o que tira o sono, procurar ajuda psicológica... e convenhamos, tem uns médicos por aí que nem olham direito para os pacientes e já saem receitando...

    Vc escreveu:
    "Ou seja, de qualquer jeito, quem tem dificuldades é que leva a pior: ou é louco, ou é mentiroso. Para ajudar, tem aqueles que usam atestados para viajar, e outras maracutaias. De novo, quem sofre é quem tem que se afastar do trabalho por problemas reais, mas que "não podem ser vistos a olho nu"

    Eu concordo completamente... De forma que eu tou de licença no trabalho há dois anos, mas tem gente lá que não entende e diz que depressão é besteira ou que simplesmente eu não tenho fé em Deus... Banalizaram a doença... Pensam que é resfriado.

    ResponderExcluir
  2. Eu fico preocupado com banalização... Seu texto foi muito feliz como sempre.

    ResponderExcluir
  3. É Denise, sempre tem algum "louco" que remédio é brinquedo ou bala (só rindo para não chorar). E depois ainda querem dizer que loucos somos nós ... Sobre a fé, você pode ver que escrevi no post seguinte.
    Valeu pelo comentário,
    e obrigado também pelo seu, BIPOLARBRASIL,
    Abraços

    ResponderExcluir

 
Free Hit Counter