Um pouco do que é viver este problema: bipolaridade, ou distúrbio de humor bipolar, ou depressão bipolar, ou TAB - Transtorno Afetivo Bipolar, já foi chamado de psicose maníaco-depressiva.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Homens, mulheres, bipolaridade e nossa cultura

Me parece que a cultura brasileira, pelo menos como eu a vivo e observo, pode ser bem mais cruel com os homens, do que com as mulheres, que tem bipolaridade. 
Explico: estou me referindo as dificuldades que o TAB (Transtorno Afetivo Bipolar) podem provocar em relação ao trabalho (e, em geral, provocam).
É aceitável, culturalmente, que uma mulher seja sustentada pela família ou pelo marido, mas quanto ao homem isso já não é bem assim.
E não me refiro somente a forma como cada família lida com um membro cuja bipolaridade (dificuldade de saúde, só para repetir) atrapalha se desempenho profissional.  Refiro-me também a visão que a sociedade tem dessa situação.
Usando um exemplo de uma outra situação.  Hoje em dia, se o homem puder ter uma renda melhor em outro local para o qual tenham que se mudar, o casal pondera, e se resolverem fazê-lo, em geral, isso não gera maiores dramas sociais.  Cito, por exemplo, quando o homem passa em um concurso para juiz, diplomata, delegado, ...  A mulher acompanhá-lo, mesmo que tenha que deixar seu trabalho, é culturalmente algo aceito.  Não que isso seja fácil para as mulheres que tem que vivenciar esse fato - muitas vezes, se não houver concordância, o casal se separa.
Mas quando é a mulher que tem uma chance profissional em um outro local, que vale a pena para o casal, se a mudança exige que o homem deixe o seu trabalho, e o casal resolve ir, é possível ouvir afirmações como: a profissão deste homem é "gigolô".  Isso é preconceito (pré-conceito) puro (ouvi de alguém próximo e com bom esclarecimento - não vou citar).  (Quem falou isso, não falou com maldade, mas fica explícito a visão cultural que se tem disso.)
E, para encerrar, isso não é apenas algo externo, a cobrança interna que advém da cultura na qual estamos inseridos, quando temos dificuldade com o trabalho, é muito pesada - e repito: tenho a impressão de que é mais pesado para o homem.

9 comentários:

  1. Hummm.... pois é Léo.. acho que tu tens razão sim!
    Porque a nossa sociedade ainda cobra mais estabilidade profissional do homem do que da mulher.
    É um pré conceito que não se modifica com o tempo!
    Uma pena né?!?!
    Beijãoo

    ResponderExcluir
  2. Concordo Leo. Infelizmente é assim. Parabéns pelo tópico do post, gostei.

    ResponderExcluir
  3. Na parte profissional é difícil para todo mundo, Leonardo, eu tenho esse transtorno, tive que abrir mão da minha carreira e trabalhar em um emprego de 6 horas, para exigir menos do cérebro, melhorei na saúde, mas as finanças... Sobre a crueldade do transtorno, eu engravidei, num surto de euforia, não usei camisinha e agora tenho um filho de dois anos, chamado Leonardo, que eu amo muito, mas o que eu passei na gravidez, não queira saber, foi dificílimo. Parabéns pelo tópico, o preconceito com os deprimidos é cruel.

    xaxeila

    ResponderExcluir
  4. Driii, valeu pelo teu retorno, especialmente vindo de uma mulher sobre esse tópico.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo retorno, Will
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. E, Xaxeila, concordo com você que o preconceito é horrível sempre,
    ainda, só quando li o seu comentário é que me dei conta que além do risco de doenças, a mulher corre o risco de engravidar numa situação de euforia,
    nem quero imaginar como deve ter sido difícil a gravidez,
    abraços

    ResponderExcluir
  7. EU TENHO UM CASO PARECIDO, TIPO NÃO CONSIGO FICAR NUM EMPREGO POR MUITO TEMPO, SAB, TIPO EU FICO EUFORICO E FICO FELIZ FAÇO TUDO PERFEITO, MAS AI QUANDO BATE A DEPREÇÃO EU NÃO CONSIGO MAS TRABALHAR, FOI ASSIM QUE EU ME DEMITI DE 3 EMPREGOS.. EU PRESCISO DE AJUDA

    ResponderExcluir
  8. Realmente é uma boa ideia procurar ajuda. De preferência de um médico psiquiatra.
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. eu sou bipolar e sofro muito pois se estou feliz e demais se fico quieta, oque estou aprontando, tem vezes que acho que vou enlouquecer acho que a medicaçao nao faz mas o efeito asperado pois oscilo muito obrigada por me escutar tambem tenho um blog [MULHERES BIPOLAR ,SOLIDAO]02 01 2011 h 21 15

    ResponderExcluir

 
Free Hit Counter